CÚRCUMA - Saúde vinda da natureza
- Clube Do Ozônio
- 30 de dez. de 2019
- 2 min de leitura

A cúrcuma, também chamada de açafrão da terra, é uma planta herbácea rizomatosa da família do gengibre.
Raiz de cor alaranjada é muito utilizada pelos povos indianos e hoje muito estudada por seus inúmeros benefícios à saúde. Além disso, ela está presente em grande parte da alimentação dos brasileiros que a utilizam como especiaria em diversas receitas. Mas, ela pode ser consumida também de outras formas, como a raiz em si e em cápsulas, que garantem todos os benefícios deste super alimento.
O sabor da cúrcuma é considerado picante e amargo, e a raiz é muito conhecida pela sua ação anti-inflamatória
Por conter um grande poder anti-inflamatório, a cúrcuma aumenta a imunidade, melhora os sintomas da TPM e previne doenças cardíacas e do sistema nervoso.
》》》Anti-inflamatório
O principal componente da cúrcuma é a curcumina, que apresenta um alto poder anti-inflamatório.
Esta substância é capaz de impedir que uma molécula de dentro do núcleo das células (NF-Kb), que estimula a ação inflamatória do corpo, se alastre a ponto de gerar uma doença inflamatória crônica.
》》》Antioxidante
A cúrcuma atua também como antioxidante no combate à ação aos radicais livres, prevenindo o envelhecimento das células e o desenvolvimento de doenças degenerativas, estimulando a ação das enzimas antioxidantes do corpo.
》》》Saúde para o Coração 💓
A cúrcuma também apresenta potencial para manter saudáveis os revestimentos dos vasos sanguíneos, atuando na regulação da pressão e na coagulação sanguínea. Além disso, estudos
comprovaram que a raiz é eficaz em inibir a mutagênese e carcinogênese, e ainda, pela atividade anti-inflamatória e antioxidante, ela ajuda a evitar o surgimento de cânceres.
》》》Saúde Neural
A curcumina, presente na cúrcuma, estimula o crescimento de novos neurônios, melhora a eficácia do sistema cognitivo e também da memória. Isso sem falar no aumento nos níveis dos neurotransmissores cerebrais serotonina e dopamina — responsáveis por regular muitas funções de nosso organismo, como o humor, sono, o apetite e até a temperatura corporal.
》》》Saúde feminina (ciclo menstrual)
Os sintomas da TPM e o desconforto menstrual podem ser amenizados com o consumo da cúrcuma. Isso porque a raiz diminui o nível de cortisol e o estresse, além de aumentar as quantidades de estrogênio.
☆ Outros Benefícios: ☆
Antibacteriana — que impede ou inibe o desenvolvimento de bactérias;
Antidiarréica — que controla e previne quadros de diarreia;
Antifúngica — impede a ação e proliferação de fungos;
Antiparasitária — inibe a ação de parasitas no organismo;
Antitumoral — que impede o desenvolvimento de tumores;
Antiviral — trata e impede infecções virais;
Diurética — atua no funcionamento dos rins, interferindo no processo de filtração e reabsorção de água e sais e aumentando a quantidade de urina produzida pelo organismo;
Hepatoprotetora — protege as células do fígado e contribui para o equilibrio funcional do órgão;
Neuroprotetora — protege o funcionamento cerebral;
Redução dos níveis de colesterol ruim (LDL)prevenindo o aparecimento de doenças cardiovasculares
Gostou da matéria? Aproveite os benefícios já comprovados da Curcuma.
Clube do Ozônio - Clínica de Práticas Integrativas Complementares à Saúde.
Medicina personalizada Rio de Janeiro.


.png)




Comentários