Saúde sexual da mulher e do homem!
- Clube Do Ozônio
- 14 de jul. de 2021
- 2 min de leitura

A Gardnerella vaginalis e a Gardnerella mobiluncus, são duas bactérias que normalmente vivem na vagina sem causar qualquer tipo de sintoma. No entanto, quando se multiplicam de forma exagerada, por mudança do ph vaginal, variações do sistema imunológico, uso de cigarro, prática regular de lavagens vaginais ou uso de DIU como método contraceptivo, por exemplo, podem causar uma infecção conhecida popularmente como vaginose bacteriana, que levam à produção de corrimento branco-acinzentado e de cheiro forte.
A infeção por Gardnerella, ocorre com mais frequência em mulheres, já que a bactéria faz parte da microbiota vaginal normal, porém os homens também podem ser infectados através de relações sem preservativo com uma parceira infectada.
A bactéria está frequentemente
associada à vaginose bacteriana. Os sinais de infecção, principalmente a presença de corrimento e o odor característico.
Apesar de colonizar principalmente o trato genital feminino, pode ocorrer também em homens, entretanto, vale salientar que, em homens, ela pode causar, por exemplo, prostatite e uretrite.
🎯 Sintomas de Gardnerella
A presença da Gardnerella
manifesta-se de forma diferente na mulher e no homem, apresentando um ou mais dos seguintes sintomas:
🔴 Sintomas na mulher
- Corrimento branco ou acinzentado;
- Pequenas bolhas na vagina;
- Odor desagradável que se intensifica após o contato íntimo desprotegido;
- Dor durante o contato íntimo.
🔴 Sintomas no homem
- Vermelhidão no prepúcio, glande ou uretra;
- Dor ao urinar;
- Coceira no pênis;
- Secreção amarelada na uretra.
🌀 Tratamento biológico no homem, sem efeitos colaterais.
Em muitos homens é mais comum que a infecção por Gardnerella sp. não provoque qualquer sintoma. Porém, se tornar muito frequente na mulher (parceira sexual), recomenda-se que seu parceiro mesmo assintomático, também faça o tratamento pois, pode estar passando novamente para a mulher, especialmente se praticarem o contato íntimo sem preservativo.
🪐 A ozonioterapia pode ser usada como tratamento complementar nas doenças vaginais.
Sua ação bactericida, Virostático e
fungicida, fazem o tratamento biológico, sem gerar efeitos colaterais, funcionarem nos sintomas e nas causas.
São abordagens locais e sistêmicas indolores. Sendo necessário passar por avaliação personalizada, anamnese detalhada, para se chegar na origem do problema e traçar a estratégia terapêutica necessária à cada caso.
📌 A medicina funcional, tem a ozonioterapia como "uma das técnicas nas abordagens de tratamentos", sendo multifatoriais, nas causas (origens) e nos sintomas.
♦️ Agende sua avaliação personalizada conosco e descubra o que a medicina funcional pode fazer por você.
Comments